O Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas, comemora 17 anos de criação no próximo dia 29. Para celebrar a data foi anunciado o reflorestamento de 20 mil metros quadrados de áreas degradadas e o projeto de revitalização do trecho do Caminho Darwin que corta o parque.
- Esta grande comemoração vai marcar o ingresso oficial do parque na campanha mundial Darwin 200, que comemora os 200 anos de nascimento do naturalista Charles Darwin e os 150 anos do lançamento do livro A Origem das Espécies – afirmou André Ilha, presidente do Instituto Estadual de Florestas.
Criado em 1992 graças a uma intensa mobilização comunitária, o Parque da Serra da Tiririca hoje é um pólo de ecoturismo e lazer na Região Oceânica de Niterói.
- Nossa estimativa é a de que o parque receba 50 mil visitantes por ano, o que dá uma idéia da sua importância econômica para o setor turístico de Niterói e Maricá – afirma a diretora de Conservação da Natureza do IEF/RJ, Alba Simon.
Com 2.260 hectares, o parque protege áreas de Mata Atlântica, restinga, mangue e banhados, o que o torna um refúgio para a fauna e uma área de crescente interesse para a pesquisa científica e educação ambiental. Além disso, atrai visitantes para atividades como caminhadas, mergulho, escalada e rapel.
(
Jornal do Brasil Online, 27/11/2008)