Durante a cerimônia de abertura do 1º simpósio Desafios para um País Emergente: Infra-Estrutura e Logística no Brasil, nesta quarta-feira (26/11), o presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), senador Marconi Perillo (PSDB-GO), afirmou que o evento será uma oportunidade única para discutir e analisar o Brasil em uma perspectiva de médio e longo prazo.
Perillo lembrou que o objetivo do encontro, que prossegue nesta quinta-feira (27/11), é propiciar debates e questionamentos capazes de permitir o estabelecimento de diretrizes para a infra-estrutura, "que deve ser tratada no país não como questão de governo, mas como questão de Estado".
- Entendemos que, ou começamos a ver o Brasil para além das convicções políticas e partidárias e traçamos planos de longo prazo para cenários daqui a cinqüenta anos, ou estaremos condenados ao exercício permanente de correr atrás do prejuízo, como a falta de infra-estrutura, que é efeito da falta de planejamento estratégico - analisou o senador.
Neste primeiro dia, o evento, que é uma iniciativa da CI, abordará os temas Saneamento Básico, Licenciamento Ambiental e Hidrovia e Transporte e Logística. Na quinta-feira, serão debatidos os assuntos Energia, Fontes Renováveis e Etanol, Gestão Pública, Orçamento e Investimentos Públicos e Privados, Marcos Regulatórios e Infra-Estrutura Aeroviária e Telecomunicações e Desenvolvimento Tecnológico.
Os debates deverão contar com a presença de autoridades do setor público e representantes da iniciativa privada. Entre os convidados, estão os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento; de Minas e Energia, Edison Lobão; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; e das Comunicações, Hélio Costa.
(Agência Senado, 26/11/2008)