Por solicitação do senador Neuto de Conto (PMDB-SC), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado fez um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas das chuvas que atingem Santa Catarina. A manifestação foi feita antes da audiência pública promovida nesta quarta-feira (26/11) pela CRA sobre os avanços da agricultura orgânica no Brasil.
O senador lamentou as 84 mortes já registradas no Estado, manifestando ainda preocupação com os desabrigados, que já chegam a 56 mil, e com a população afetada pelas chuvas, que ultrapassa um milhão e meio de pessoas apenas em Santa Catarina, conforme informou o parlamentar.
De acordo com Neuto de Conto, o estado enfrenta 60 dias de chuvas, o que provocou a queda de barreiras, interrompendo diversos trechos de rodovias, e o fechamento de portos. O parlamentar informou que a maior parte da carne de suínos e aves produzida para exportação está represada nas indústrias, causando sérios danos à economia do Estado. O senador também manifestou preocupação com a destruição das plantações de arroz, hortaliças e frutas, devido ao excesso de chuvas.
(Por Iara Guimarães Altafin, Agência Senado, 26/11/2008)