A solidariedade com os flagelados pelas enchentes em Santa Catarina está mobilizando empresas, entidades de classe e diversas instituições no RS. Muitos se somaram para levar alimentos, roupas, colchões e apoio técnico às milhares de vítimas do estado vizinho.
O jornal Correio do Povo e a Rede Record se somam à comunidade gaúcha nessa ação de solidariedade. Uma campanha para arrecadação de roupas, fraldas descartáveis, leite em pó e alimentos não-perecíveis foi deflagrada por meio da TV Record ontem à noite, quando os jornalistas Taline Oppitz, Hiltor Mombach e Juremir Machado da Silva fizeram um apelo. As doações poderão ser entregues na sede do Correio do Povo (rua Caldas Jr., 219) e serão encaminhadas à Defesa Civil de SC.
A Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (Anamatra) também arrecada itens. Os juízes do trabalho e demais interessados poderão fazer as doações em dinheiro para a conta poupança 6138-7, da Caixa Econômica Federal, agência 2716, operação 013.
Mas a ajuda não pára por aí. A Força Sindical está em campanha para auxiliar os desabrigados. Recolhe alimentos não-perecíveis, agasalhos, colchões e calçados em sua sede, rua General Vitorino, 113. O Sesc/RS contribui para o programa Mesa Brasil desenvolvido em Santa Catarina que procura sensibilizar e mobilizar a sociedade, em especial, empresas e instituições. No Rio Grande do Sul, os donativos devem ser entregues no Sesc Comunidade: rua Vigário José Inácio, 718. A cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, via Grupo Amigos do Coração, formou uma rede de cooperação. As doações de roupas e alimentos devem ser encaminhadas aos Bombeiros Voluntários da cidade.
O governo do Rio Grande do Sul continua enviando ajuda às famílias atingidas. Até ontem foram remetidas 1.552 cestas básicas. O Comando Militar do Sul coloca à disposição da Defesa Civil catarinense 800 militares para auxiliar no transporte, resgate e atendimento às vítimas.
(CP, 27/11/2008)