Foi sancionado o projeto nº 124/2007, de autoria do deputado Miki Breier, que declara a cascata do Chuvisqueiro, localizada no município de Riozinho, Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, sob a Lei Estadual 13.073 de 25/11/2008.
Com uma queda dágua de 70 metros e área propícia para banhos, a Cascata do Chuvisqueiro está localizada a 16 km da sede municipal, com acesso pela RS 239. A formação étnica de Riozinho é composta por italianos, alemães, poloneses e mestiços e se destaca pelas áreas de preservação das reservas da biosfera da Mata Atlântica, declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A cascata do Chuvisqueiro é considerada o maior atrativo turístico de Riozinho. O local possui bar, mini-mercado, espaço para camping, churrasqueiras, energia elétrica, chuveiros, trilhas e práticas de canyoning e rappel. O deputado Miki Breier apontou as qualidades próprias do lugar para o ecoturismo e para o fortalecimento da consciência ambiental, através de programas educacionais que estimulem o respeito ao meio-ambiente e incentivem os cidadãos à prática da convivência sadia entre a natureza e a humanidade.
Para Miki, a aprovação da lei também provocará transformações na economia da região, uma vez que o local passará a receber turistas de todo o Estado e, até mesmo, do Brasil. “Esse movimento irá gerar mais emprego e mais renda para a população”, comemorou.
(Por Lilian Martins, Agência de Notícias AL-RS, 26/11/2008)