As obras de revitalização na orla do Guaíba, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Pepsi e Sinergy Novas, começam a levar o esporte para jovens e adultos. As três quadras poliesportivas atraem estudantes de escolas e projetos sociais da cidade. É o caso das crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto Providência, projeto social supervisionado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Instituto Dom Bosco (Rua Demétrio Ribeiro, 594)
O projeto atende 80 crianças da Vila Chocolatão, com atividades no turno inverso de aula. São ministradas noções sobre higiene, saúde e cidadania. Além da programação interna, toda semana os jovens freqüentam parques da cidade, onde acontecem atividades lúdicas. Um dos instrutores do instituto, professor Guilherme Nascimento, aprovou o novo espaço de lazer. "É muito boa a infra-estrutura, especialmente a segurança. Com isso, a gente consegue fazer um bom trabalho com as crianças", avalia.
As novas quadras têm iluminação e piso de cimento queimado. Está previsto tratamento paisagístico, criação de recantos adjacentes com bancos e dois acessos por escadaria às pistas de corrida, num custo de R$ 200 mil. Um total de 35 novos postes de iluminação está sendo implantado no trecho das quadras poliesportivas até a Usina do Gasômetro, na faixa de rolamento e nos passeios.
(Prefeitura de Porto Alegre, 26/11/2008)