O secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Wedy, assinou hoje, 25, termo de cooperação com o Centro de Educação e Informação do Consumidor no sentido de promover ações de educação ambiental na Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. A parceria vale por dois anos, podendo ser prorrogada.
O documento prevê atividades na área do entorno da Reserva e na orla do Guaíba durante o ano, intensificadas no período de verão, em especial na Praia do Lami. Segundo a administradora da Unidade de Conservação, bióloga Patrícia Witt, o objetivo da iniciativa é utilizar os processos de educação ambiental como instrumento de conservação do meio ambiente e contextualização da Reserva Biológica.
Ações
O programa inclui a realização de palestras nas escolas localizadas no entorno da Reserva Biológica, com enfoque na importância das matas nativas, fauna silvestre e orla do Guaíba. Vão ocorrer ainda oficinas e teatro ao ar livre no verão, na orla, principalmente na Praia do Lami, com destaque para a importância da conservação das matas ciliares, preservação da fauna silvestre e mananciais hídricos, bem como na correta destinação dos resíduos sólidos. Também está prevista a edição de uma cartilha de educação ambiental da Reserva Biológica, com ilustrações, caracterizando seus ecossistemas, fauna e flora, além da confecção de bonés e camisetas para serem utilizados durante as atividades desenvolvidas com base na parceria.
O trabalho contará com apoio do Centro de Educação e Informação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
(Prefeitura de Porto Alegre, 25/11/2008)