A Agroecologia é uma importante prática que pode garantir uma alimentação saudável para todos. Afirmação é do presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, durante a abertura do X Seminário Estadual sobre Agroecologia e IX Seminário Internacional sobre Agroecologia que acontece até esta quinta-feira (27) no Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa , em Porto Alegre. Para Nascimento o alimento agroecológico é um nicho importante no mercado mundial "e aqui, neste evento, se dissipam formas de se produzir mais e melhor".
O presidente da Emater/RS também destacou a importância do Plano Nacional de Transição Agroecológica, lançada na palestra de abertura dos seminários pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Roberto Caporal. "É uma ação importante em que somente a integração de diversas entidades e organizações vai fortalecer a incentivar ainda mais a agroecologia, não apenas como ciência, mas como proposta de uma vida mais saudável", disse Nascimento.
Sobre o mercado de alimentos agroecológicos, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira, afirmou que "essa conduta fideliza e agrega valor até mesmo para a pequena propriedade rural, que deve ser competitiva e produzir cada vez mais volumes". O deputado defendeu "a sustentabilidade consagrada pelos eventos como um direito à qualidade de vida".
As palestras dos Seminários sobre Agroecologia prosseguem à tarde, abordando sobre a Construção e Ampliação dos Conhecimentos Agroecológicos. O evento é realizado pela Emater/RS-Ascar, MDA, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e do Governo do Estado, com apoio de diversas entidades e organizações governamentais e não-governamentais.
(Governo do Estado, 25/11/2008)