A diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, reuniu-se dia 25 com a direção do comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), com quem analisou a possibilidade de parceria no processo de gestão da bacia, tendo em vista uma aproximação institucional entre as entidades. Participou do encontro o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Paim, que também deverá participar desta parceria.
No próximo dia 11 de dezembro, na reunião ordinária do Comitesinos, será apresentado aos integrantes do Comitê o relatório da Fepam sobre a mortande de peixes ocorrida em outubro de 2006, dando início a aproximação entre as três instituições.
O presidente do Comitesinos, Sílvio Klein considera que "a realidade do rio dos Sinos está se modificando para melhor" devido a diversos fatores, desde ambientais até econômicos. Ele propôs uma flexibilização na Portaria 074/2007 da Fepam, que passou a vigorar após a mortandade de peixes, proibindo novos licenciamentos ambientais nas Bacias dos rios dos Sinos e Gravataí, tendo em vista a elaboração do plano de Bacia, que já está em andamento.
Além disso, as prefeituras dos municípios localizados na bacia já estão investindo em projetos de saneamento na região que estão em fase de licenciamento, enquanto que outras obras entraram na fase de projetos, como o da rede de tratamento de esgoto de Esteio.
Também participaram da reunião a vice-presidente do Comitesinos, Luciana Paulo Gomes, a secretária-executiva,Viviane Nabinger e a representante da Fepam no Comitê, Ilse Dick.
(Sema, 25/11/2008)