O País possui cerca de 4 milhões de hectares irrigados: área que pode ser triplicada em 20 anosO Brasil é um dos países mais importantes na produção de alimentos, mas, apesar de sua vocação para a agricultura irrigada, ainda são necessárias estratégias para explorar racionalmente esse potencial. As perspectivas e desafios da irrigação no País serão debatidos por representantes do governo, do Congresso, de irrigantes e da indústria de equipamentos, na quinta-feira (27/11), a partir das 9h30, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília.
O seminário “Presente e Futuro da Agricultura Irrigada no Brasil sob a Ótica da Gestão de Recursos Hídricos” colocará em discussão o estágio tecnológico da irrigação no País (manejo e equipamentos); a situação e os desafios da agricultura irrigada; o planejamento de recursos hídricos/irrigação, e a proposta da Política Nacional da Agricultura Irrigada.
Hoje, a captação e o consumo de água para a irrigação representam, respectivamente, 46% e 69% dos valores totais captados e consumidos. Há cerca de 17,8 mil declarações com essa finalidade no Cadastro Nacional de Recursos Hídricos.
(Por Denise Caputo,
Ascom ANA, 25/11/2008)