A Secretaria Municipal do Meio Ambiente lançou ontem (25/11) o Calendário Ecológico 2009. Os 15 alunos com trabalhos foram selecionados para compor o material receberam como prêmio um troféu, um certificado e um aparelho MP3. O calendário será distribuído em todas as escolas públicas da cidade, secretarias e autarquias do município.
O projeto teve por objetivo despertar a consciência ambiental dos estudantes, por meio de uma atividade prática e ilustrativa. Como novidade desta edição, o concurso passou a ser realizado em duas categorias distintas, sendo a primeira de 1ª a 4 série ou do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, e a segunda de 5ª a 8ª série ou 6º a 9º ano do ensino fundamental.
Participaram do concurso 31 escolas estaduais, que enviaram 442 obras, e 61 escolas municipais, com 866 obras. No total, 92 escolas envolveram-se no concurso, com 1.308 obras recebidas, das quais 581 são de alunos até a 4ª série e 727 de estudantes até a 8ª série.
A eleição dos trabalhos durou quatro dias e envolveu servidores da secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Esporte e Lazer e gabinete do prefeito, contabilizando um total de 93 eleitores.
A aluna Ivânia de Oliveira, da 8ª série da Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, falou em nome dos estudantes:
– Gostaria de agradecer à prefeitura e aos professores pela oportunidade de participar deste concurso.
O trabalho de Ivânia, intitulado Cheiro de Vida, foi classificado em primeiro lugar e ilustra a capa do calendário. O prefeito em exercício, Alceu Barbosa Velho (PDT), destacou a importância da educação ambiental na formação dos estudantes:
– Como é bonito ver, na escola, os professores ensinando os alunos a cuidarem da natureza. E essa premiação tem um significado especial, pois vemos aqui os pais orgulhosos do trabalho de seus filhos.
A solenidade de lançamento ocorreu no Centro Administrativo.
(O Pioneiro, 26/11/2008)