Lubrificante vazou de draga que está abandonada há oito anos em Barra VelhaUm vazamento de óleo atingiu a lagoa de Barra Velha, no município de mesmo nome, na manhã de segunda-feira. Cerca de 300 litros do lubrificante vazaram de uma draga abandonada há oito anos no local. Rapidamente, os moradores acionaram as autoridades, impedindo que o óleo cobrisse os mais de seis quilômetros de extensão da lagoa. O produto não chegou ao mar.
Os moradores notaram o vazamento do lubrificante ainda no início. Para impedir que o óleo se espalhasse ainda mais, a Prefeitura de Barra Velha contratou cinco empresas, em caráter emergencial. Desde então, três caminhões estão sendo usados nas tarefas de limpeza, que devem ocorrer até a tarde desta quarta-feira, caso não chova. Ainda não se sabe o que causou o vazamento.
Segundo Orestes Rebelo, que comanda a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), a Prefeitura de Barra Velha trabalha com a tese de que o derramamento de óleo foi intencional. Acredita-se que alguém entrou dentro da draga e destampou o cárter (um recipiente metálico que assegura a lubrificação da engrenagem da máquina). Como a embarcação está parcialmente inundada, a água da chuva teria feito o óleo vazar. “Foi um ato de maldade que fizeram”, disse.
Para a vice-presidente da Associação de Moradores da Lagoa e Arredores, Aline Terezinha Braga, está claro que houve descaso. Há seis anos os moradores tentam, sem sucesso, tirar a draga do local.“Estou me sentindo envergonhada”, disse.
A draga foi abandonada pela Transpavi Codrasa no meio da lagoa há oito anos. A empresa, contratada para retirar a areia, faliu antes de concluir o serviço
CASO ESTÁ NA JUSTIÇA O Ministério Público Estadual está movendo processo contra a Prefeitura de Barra Velha por conta do abandono da draga no meio da lagoa. O MP já estuda a possibilidade de entrar com uma ação de crime ambiental.
(Por LEONEL CAMASÃO,
A Notícia, 26/11/2008)