Pesquisadores devem começar os trabalhos nesta quarta-feiraO Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) está enviando para Florianópolis um grupo de pesquisadores especialistas em solo para colaborar com a Defesa Civil na avaliação e na prevenção dos deslizamentos de terra que ocorrem por conta das fortes chuvas dos últimos dias.
O grupo deve iniciar os trabalhos nesta quarta-feira, após reunião com a coordenação da Defesa Civil de Santa Catarina. Os técnicos do IPT estão entre os mais conceituados especialistas do país em pesquisas de solos. Eles fazem parte da equipe do Laboratório de Riscos Ambientais (Lara), do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas (Cetae) do IPT.
Um dos pesquisadores, Luiz Antonio Gomes, desenvolve atividades de gerência de projetos mapeamento de áreas de riscos de escorregamentos para elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos. O geólogo Marcelo Fischer Gramani tem mestrado na área de concentração mecânica dos solos. A geóloga Fabiana Checchinato Silva atua na prevenção e controle de escorregamentos, riscos geológicos e planos de defesa civil.
(
Diário Catarinense, 26/11/2008)