O Observatório do Clima -grupo que reúne várias organizações da sociedade civil- quer que o governo acabe com o desmatamento dos remanescentes de todos os biomas do país até 2015.
"As metas resolvem uma série de problemas. Inclusive para o próprio governo [que terá o seu esforço devidamente reconhecido], afirmou à Folha o pesquisador Paulo Moutinho, coordenador do Observatório.
O grupo de ONGs entrega hoje à Câmara dos Deputados um documento para subsidiar as discussões da política brasileira de mudança climática.
Ainda na questão do uso da terra, o texto feito pelo Observatório do Clima defende o cadastramento rural dos 36 municípios críticos da Amazônia e o rastreamento por satélite do cerrado e da caatinga, por exemplo. Essa duas ações, afirma o texto, deveriam ser concluídas até 2010.
"No setor energético também existem metas factíveis", diz Moutinho. O documento afirma que o Brasil deveria aumentar para 30% a participação das fontes renováveis em sua matriz até 2030 e, no mesmo período, atingir a meta de 20% em eficiência energética.
(Por EDUARDO GERAQUE, Folha de S. Paulo, 26/11/2008)