A senadora Marina Silva (PT-AC) manifestou em Plenário, nesta terça-feira (25/11), sua indignação com a invasão do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocorrida no município de Paragominas, no Estado do Pará, no último domingo (23/11).
Durante a invasão, cerca de 3 mil pessoas, que protestavam contra a apreensão, pelos fiscais do Ibama, de 400 metros cúbicos de madeira ilegal, destruíram documentos, móveis, computadores e veículos do órgão federal.
- Eu quero repudiar esse tipo de violência. Não é a primeira vez que isso acontece, mas, nesse caso de Paragominas, o escritório do Ibama sofreu uma ação criminosa que levou à destruiçãode veículos e ao incêndio de logradouros públicos. A agressão foi praticada contra aqueles que estão cumprindo o seu dever. Inclusive atiraram garrafas de coquetel molotov e colocaram em risco a vida dos servidores públicos federais - disse.
Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), José Nery (PSOL-PA) e Flávio Arns (PT-PR) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Marina Silva. José Nery alertou para a necessidade de o caso ser julgado na Justiça Federal a fim de que os culpados não fiquem impunes.
(Agência Senado, 25/11/2008)