O Fórum Parlamentar Catarinense reuniu-se na tarde desta terça-feira (25/11), no gabinete da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para traçar um plano de ajuda para os atingidos pelas chuvas que castigam o Estado. A reunião foi comandada pelo deputado Cláudio Vignatti (PT-SC), que representou a senadora Ideli, presidente do fórum. O deputado informou que já está no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão uma medida provisória para liberar recursos para Santa Catarina.
O evento reuniu quase todos os deputados federais catarinenses, além dos senadores Neuto de Conto (PMDB) e Raimundo Colombo (DEM). Também participaram o prefeito eleito de Joinville, Carlito Merss, o deputado estadual Décio Góes (PT) e o comandante da Defesa Civil do Estado, Luiz da Silva Maciel.
Na ocasião, o deputado Vignatti informou que a calamidade atinge de forma indireta todo o estado, uma vez que a produção de frango do Oeste pode estar comprometida em razão de não haver seu escoamento.
- Em função da destruição dos molhes do Porto de Itajaí, não haverá possibilidade de escoar a produção. Temos medo de que a cadeia produtiva do estado seja atingida - disse o deputado.
O comandante Maciel, por sua vez, deu um panorama dos prejuízos causados pelas chuvas no estado. Ele informou que, hoje, são mais de 60 mil desabrigados em Santa Catarina e que Itajaí é a cidade que necessita de mais atenção, já que 80% do município está debaixo de água. O representante da Defesa Civil informou ainda que doações em dinheiro estão sendo recebidas para auxiliar os atingidos.
Nesta quarta-feira (26/11), será realizado um novo encontro do fórum, com a presença da senadora Ideli Salvatti. A intenção é pressionar o governo federal a liberar recursos para Santa Catarina. De acordo com Vignatti, há a possibilidade de os parlamentares serem recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Doações
Banco do Brasil
Ag: 3582-3
CC: 80.000-7
Banco do Estado de Santa Catarina
Ag: 068
CC: 80.000-0
(Agência Senado, 25/11/2008)