O Senado aprovou nesta terça-feira (25/11) a criação de uma Comissão Temporária Externa a fim de averiguar a situação do Estado de Santa Catarina, atendendo a requerimento apresentado pelo senador Raimundo Colombo (DEM-SC). Após a visita ao estado, a comissão encaminhará sugestão de medidas para minorar os efeitos da situação de calamidade pública decorrente das chuvas ocorridas nas últimas duas semanas.
Raimundo Colombo disse que, em alguns casos, a chuva de um único dia correspondeu ao equivalente a quatro vezes o que deveria ocorrer no mês. Ele assinalou que, até aquele momento, já haviam sido contabilizados 65 mortos, 43 mil desabrigados, oito cidades ilhadas e famílias sem comida, água e luz. No início da noite, a Defesa Civil de Santa Catarina já havia confirmado 84 mortos e 54 mil desalojados e desabrigados.
- Os moradores de Santa Catarina não param de contabilizar os estragos provocados pela chuva, na pior enchente desde 1974, quando 199 pessoas morreram. Em 1984, forma dois mortos e mais de 155 mil desabrigados - lamentou.
O senador disse ainda que, de acordo com a Defesa Civil do estado, os deslizamentos de terra que vêm ocorrendo desde a última sexta-feira, principalmente no Vale do Itajaí, foram os responsáveis pela maioria das mortes. Ele confirmou que pelo menos 1,5 milhão de pessoas (25% da população do estado) foram prejudicadas pelas chuvas e, em Blumenau, os habitantes estão sem o fornecimento de água potável e já há notícia de desabastecimento de alimentos.
(Agência Senado, 25/11/2008)