A construção de um porto pesqueiro com terminal turístico foi a pauta da audiência realizada entre representantes da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Torres e Região (FUNDEST) e o deputado estadual Miki Breier, em Torres. A reunião aconteceu na sede da Fundação, na noite de segunda-feira (24/11).
De acordo com o diretor presidente da FUNDEST, Carlos Henrique Lange, o projeto denominado “Foz do Mampituba” será um complexo turístico e operacional multidisciplinar e multitemático. O objetivo do projeto é se constituir em um atrativo turístico permanente para a região. “Queremos um local permanente, que posa operar durante todo o ano, proporcionando um fluxo econômico decorrente do movimento turístico continuado, independente das temporadas de verão”, enfatizou. A proposta visa fomentar o turismo, a pesca e ao investimento da Petrobras no Terminal de Recepção e Regaseificação no Sul do Brasil ou de suporte para bacias petrolíferas da Bacia de Pelotas e do Pré-Sal.
Na ocasião, o deputado Miki afirmou que solicitará uma audiência pública para tratar o assunto na Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia. “Vamos fazer uma grande discussão sobre o projeto para ver qual a melhor maneira de buscarmos recursos para sua construção. Nosso objetivo é buscar o desenvolvimento do Estado e, certamente, com o “Foz do Mampituba” o turismo em Torres vai crescer e a economia do Estado será fortalecida”, enfatizou.
Participaram da audiência o engenheiro Oscar Martins de Lima, o vice-presidente do Corede Litoral Norte, Sadi Ramos, a turismóloga Ivone Ferraz e o presidente do PSB de Torres, Kennedy Gularte Seger.
(Por Lilian Martins, Agência de Notícias AL-RS, 25/11/2008)