O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), deputado Alceu Moreira (PMDB), participou, na manhã desta terça-feira (25/11) da abertura do IX Seminário Internacional e X Seminário Estadual Sobre Agroecologia. O seminário prossegue até quinta-feira (27/11) no teatro Dante Barone.
O presidente da AL-RS destacou a importância do debate sobre agroecologia e dos produtores voltados à práticas de sustentabilidade ocuparem cada vez mais espaços no mercado de alimentos. "Para aqueles que fazem produção extensiva talvez seja uma escolha, mas, para aqueles que tem uma pequena propriedade rural, talvez seja a possibilidade de, com avanço tecnológico, manejo correto, pesquisa científica, conquistarem qualidade de vida e terem a oportunidade de oferecer para outras pessoas o direito a consumir o que desejam com a possibilidade de olhar no retrovisor e saber como foi produzido, de que forma foi produzido, o que foi utilizado, o que é realmente o produto que consome", destacou.
Alceu Moreira destacou que, num processo mundial de aumento de consumo de alimentos, "é preciso trabalhar a agroecologia sempre com a manutenção da qualidade, sem ofender o meio ambiente, mas, buscando ter competitividade no mercado e produzindo em volume cada vez maior".
Criado em 1999, o seminário nasceu a partir do debate sobre desenvolvimento sustentável que surgiu no final dos anos 80. Esta edição conta com a participação de 238 palestrantes e debatedores oriundos de vários países, com diversidade no enfoque dos temas. A idéia, segundo a organização, é misturar palestras com experiências práticas, "proporcionar o intercâmbio dos distintos saberes que geram conhecimento para a busca da sustentabilidade". A agricultura do futuro, lembrou o representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Caporal, "terá que fazer a harmonização entre o homem e o meio ambiente".
Participaram os deputados Adolfo Brito (PP), Elvino Bohn Gass (PT), representantes da Delegacia do Ministério da Agricultura para o RS, Emater/RS e a Associação Brasileira de Agroecologia.
Programação
A partir das 14h, o primeiro dia do seminário discutirá o tema Construindo e aplicando conhecimentos agroecológico. Integram o conjunto de debates da tarde os seguintes painéis: Perspectivas del desarrollo rural; Agroecología y política: el estado de la cuestión; Dez anos de transicão agroecológica: uma experiência de vida; Reflexões de uma agricultura ecologista.
Nesta quarta-feira (26/11), o seminário tratará da temática Pesquisando para a sustentabilidade (pela manhã) e Socializando a Agroecologia (à tarde). Na quinta-feira (27/11), a temática da manhã será: Praticando o processo de transição agroecológica. O seminário encerra à tarde com a palestra: É possível construir conhecimento Agroecológico sem pensamento Agroecológico?.
(Por Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 25/11/2008)