O Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (MoGDeMA) tem lançamento oficial marcado para o próximo dia 15 de dezembro no plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Conforme um de seus idealizadores, o jornalista Najar Tubino, trata-se de uma articulação que reúne ONGs ambientalistas, movimentos sociais, do campo e da cidade, sindicatos e representantes de classes sociais e religiosas que terá o diferencial de ser um movimento político e apartidário. "Surgimos em decorrência da crise deliberada e progressiva da gestão ambiental do Estado", explica o jornalista.
Uma das estratégias do MoGDeMA será a de combater o avanço do plantio de eucaliptos para produção de papel e celulose. "Sobre isso (eucalipto) não há discussão, somos totalmente contra. Eucalipto, não!", enfatiza.
A cerimônia de lançamento do MoGeDMA ocorre pela manhã apartir das 9h. A tarde está prevista uma palestra do uruguaio Victor Braccheta, jornalista especializado em meio ambiente que coordenou a edição do livro Ciudadania Planetária Temas Y Desafios del Periodismo Ambiental na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Rio Grande do Sul (Semapi).
O ex-conselheiro da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais e membro fundador da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe, Victor deve lançar em Porto Alegre seu novo livro El Fraude de la Celulosa.
(Por Carlos Matsubara, AmbienteJÁ, 26/11/2008)