O governo alemão decidiu apostar nos veículos elétricos e espera que mais de 1 milhão de veículos com essa tecnologia estejam circulando pelas estradas e ruas alemãs em 2020.
As afirmações foram feitas nesta terça-feira (25) pelos ministros de Transportes, Wolfgang Tiefensee, e do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, durante uma conferência nacional estratégica sobre veículos elétricos. Os dois ministros afirmaram que o número de veículos elétricos na Alemanha chegará a 5 milhões até 2030 e que o Estado aumentará os recursos para promover a pesquisa e o desenvolvimento nesse campo.
Tiefensee destacou que a indústria precisa agora se esforçar para desenvolver baterias elétricas de grande capacidade e apresentar soluções acessíveis para os consumidores.
"Passo a passo, a eletromobilidade acabará se impondo", disse Tiefensee. "Nossa intenção é exportar essas tecnologias, e não importá-las de outro lugar", afirmou o político social-democrata.
O Instituto Alemão para a Pesquisa Econômica (DIW, em alemão) considera que um forte aumento do parque automotivo elétrico obrigaria a construção de novas centrais energéticas para cobrir a demanda e a reivindicação de que estas sejam de energias renováveis.
(Efe, Folha Online, 25/11/2008)