Em meio à exuberante Mata Atlântica preservada do Parque Estadual Intervales, na região situada entre os vales dos rios Paranapanema e Ribeira do Iguape, no Sudoeste do Estado, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA e a Fundação Florestal - FF, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado - PGE e com o apoio da Companhia de Tecnologia de saneamento Ambiental - CETESB, Escola Superior do Ministério Público Estadual – MPE e Corregedoria Geral da Justiça - CGJ, realizaram nos últimos dias 20, 21 e 22 de novembro, o “I Encontro Regional das Carreiras Jurídicas e Órgãos Técnicos do Estado de São Paulo com Atuação na Área Ambiental”.
O encontro, inédito, promovido na sede do Parque, no município de Ribeirão Grande, a 270 quilômetros da capital, reuniu cerca de 60 especialistas, entre técnicos da FF, CETESB e DEPRN, vinculados à SMA, procuradores da PGE, membros do MPE e juízes.
O objetivo, segundo o secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e advogado especializado em Direito Ambiental, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, foi buscar formas de cooperação e atuação conjunta desses órgãos públicos, na defesa do meio ambiente. Desta forma, foram discutidas questões técnicas e uniformização de procedimentos, entre outros itens.
O secretário adjunto destacou o enfoque regional do evento - “Tratamos de problemas locais do Vale do Ribeira e região de Sorocaba” - e o ineditismo da reunião - “Esperamos que este tenha sido o primeiro de vários encontros”. E concluiu com otimismo: “Espera-se que deste encontro surjam reuniões de trabalho conjunto e uma permanente troca de informações, entre esses agentes públicos que trabalham com a questão”.
(Por Mario Senaga,
Ascom Cetesb, 24/11/2008)