Termina hoje (25) em Foz do Iguaçu (PR) o Fórum de Águas das Américas e o 5º Encontro Cultivando Água Boa , que reuniu, nos últimos dois dias, cerca de 200 autoridades dos 37 países das Américas. O número de inscritos no Encontro Cultivando Água Boa bateu todos os recordes anteriores, com cerca de 5.600 pessoas provenientes dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3.
O Fórum de Águas das Américas elaborou documento, que será divulgado hoje, definindo o posicionamento dos países americanos em relação aos recursos hídricos do continente. O documento será levado ao Fórum Mundial, marcado para março de 2009 em Istambul, na Turquia.
O fórum foi organizado pelo Conselho Mundial das Águas , um organismo internacional fundado em 1996, com sede em Marselha, no sul da França, que agrupa mais de 300 organizações voltadas para o uso racional da água.
Para o presidente do Conselho Mundial das Águas, Loïc Fauchon, a grande contribuição das autoridades que participaram do Fórum de Águas das Américas será propor soluções para a questão do financiamento da gestão das águas. De acordo com ele, em muitos países do continente americano não há infra-estrutura para prover uma boa gestão.
“Devem ser encontrados meios de arrecadação de recursos para financiar os planos de infra-estrutura” afirmou. Para Fauchon, gestão das águas deve ser compartilhada entre as diferentes esferas de governo, conciliando as questões políticas e técnicas. “Nós temos a responsabilidade de colocar em prática o conhecimento de cada país e região. O conselho necessita da contribuição de vocês”, apelou aos participantes.
(Agência Brasil, 25/11/2008)