O ministro da Justiça Tarso Genro demitiu, na última sexta-feira (21/11), o coordenador-geral de Identificação e Delimitação de Terras Indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai), o antropólogo Paulo José Brando Santilli, segundo informações do blog do ex-presidente da Funai Mércio Gomes.
Paulo Santilli foi o responsável, entre outros trabalhos, pelo laudo antropológico da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, que resultou na demarcação em terras contínuas. Ainda não se sabe qual teria sido o motivo da demissão de Santilli. Procurada, a assessoria da Funai não confirmou nem desmentiu a informação.
Raposa Serra do Sol
A Terra Indígena Raposa Serra do Sol fica no norte de Roraima, onde vivem índios das etnias Macuxi, Ingarikó, Patamona, Taurepáng e Wapishana. Essa terra foi homologada pelo presidente da República em 2007.
A homologação da TI está sendo questionada pelo governo de Roraima e produtores de arroz da região no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento será retomado no dia 10 de dezembro. Até o momento, apenas o relator, ministro Carlos Ayres Britto, deu o seu voto, a favor da homologação, de forma contínua, da terra indígena.]
(Amazonia.org.br, 25/11/2008)