BR-101, principal ligação com o RS, está bloqueada.Defesa Civil diz que 65 morreram por causa dos temporais.
Oito municípios catarinenses estão isolados por causa das chuvas: dois na Grande Florianópolis (São João Batista e São Bonifácio), dois no norte do estado (Garuva e Itopoá) e quatro no Vale do Itajaí (Rio dos Cedros, Luiz Alves, Pomerode e Benedito Novo). “Essa é a maior tragédia climática que já tivemos em Santa Catarina”, diz o governador Luiz Henrique da Silveira.
A BR-101, principal ligação com o Rio Grande do Sul, está bloqueada há mais de 48 horas no município da Palhoça e no trecho que liga ao Paraná, em Garuva.
Em Florianópolis, a chuva rompeu uma adutora que prejudicou o abastecimento de água em vários municípios da região. Postes desabaram em todo o estado e cerca de 160 mil pessoas estão sem energia elétrica.
65 mortos No final da noite de segunda-feira (24), a Defesa Civil de Santa Catarina atualizou o número de mortes para 65. O relatório diz que as fortes chuvas já deixaram mais de 44 mil pessoas desalojadas (que tiveram que sair de suas casas e foram para imóveis de parentes ou amigos) ou desabrigadas (que foram para abrigos públicos).
O município que mais registrou mortes foi Ilhota (15), seguido por Blumenau (13), Jaraguá do Sul (12), Gaspar (10), Luiz Alves (4), Rodeio (4), Rancho Queimado (2), Benedito Novo (2), Brusque (1), Pomerode (1) e Bom Jardim da Serra (1).
Sem aulas Devido à destruição causada pela chuva e pelas unidades escolares que estão servindo de abrigo à população, todas as escolas da rede estadual da Regional de Blumenau (que envolve os municípios de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode) permanecerão sem aulas nesta terça-feira (25). De acordo com o governo de Santa Catarina, não há previsão de retomada das aulas.
Ainda segundo informou o governo, não haverá aula na terça-feira nas escolas da rede estadual de ensino nas cidades de Benedito Novo, Rodeio e Ascurra, devido às chuvas que atingiram fortemente os municípios.
Ajuda Os governos dos estados de São Paulo e Minas Gerais encaminharam, na tarde desta segunda-feira, dois helicópteros cada um, para auxiliar nos trabalhos de resgates à população atingida pelas chuvas. O Exército Nacional está deslocando duas unidades para Santa Catarina.
Segundo o Governo de Santa Catarina, a Eletrosul também está encaminhando dois helicópteros e equipamentos para auxiliar nos trabalhos de recuperação das cheias.
Segundo o jornal “Diário Catarinense”, em Gaspar, uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi atingida por um deslizamento de terra na tarde do domingo (23). No local, máquinas ainda recolhem entulhos e a pista foi liberada durante a manhã desta segunda.
Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina os solos permanecem encharcados e os rios, apesar da diminuição do volume de chuva, continuam cheios.
O desastre é considerado pelo Governo do Estado de Santa Catarina como a pior tragédia climatológica da história.
(Informações Jornal da Globo,
G1, 25/11/2008)