O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pediu aos representantes de 33 países no 5º Encontro Cultivando Água Boa, realizado no domingo, que construam uma política nacional de recursos hídricos, envolvendo governo e sociedade. Minc citou o exemplo do Brasil, afirmando que a cada dia se multiplicam os organismos de gestão de bacias.
- Os próprios estados estão demonstrando interesse em implementar órgãos gestores de recursos hídricos. Estamos construindo no Brasil um verdadeiro sistema nacional de gestão de águas. Queremos mostrar ao mundo que é possível produzir com preservação ambiental- disse.
O ministro informou que vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o programa desenvolvido por Itaipu na Bacia do Paraná 3, o Cultivando Água Boa, seja replicado em outras usinas brasileiras, salientando que o programa está na vanguarda nacional porque gera energia e defende o meio ambiente. O propósito do governo de dividir com a sociedade a responsabilidade na gestão do meio ambiente também vai abranger as alterações no clima.
Minc adiantou que no dia 1º de dezembro o presidente Lula vai assinar o primeiro Plano Nacional de Mudanças Climáticas repartindo a responsabilidade de gerir as conseqüências das adversidades climáticas com a população.
Na manhã desta segunda-feira o ministro visita o Parque Nacional do Iguaçu, onde participa das comemorações que vão homenagear o milionésimo visitante do parque.
(Jornal do Brasil Online, 24/11/2008)