Nesta terça-feira (25/11), a partir das 10h, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs) realiza reunião administrativa com o objetivo de votar requerimentos e discutir a agenda de trabalho.
No último dia 19, a CPI decidiu trazer ao Senado o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix, para falar sobre a atuação das ONGs na Amazônia. A sugestão para o convite ao ministro foi feita pelo então senador Sibá Machado, em requerimento aprovado na ocasião.
Na reunião anterior, realizada em agosto, a CPI aprovou quatro requerimentos, entre eles um que pede todos os contratos e aditivos firmados entre a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à Universidade de Brasília (UnB), e as empresas Intercop e Camarero & Camarero.
A comissão foi criada com o objetivo de apurar a liberação, pelo governo federal, de recursos públicos para ONGs e também para organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). A CPI também investiga a utilização, por essas entidades, de recursos recebidos do exterior a partir de 1999 até novembro de 2007.
(Agência Senado, 24/11/2008)