Após um ano de funcionamento, o projeto Arroio é Vida ganhou reforço e novos adeptos. Uma parceria para a ampliação das ações de preservação do meio ambiente foi oficializada na manhã de hoje, 24, entre a prefeitura e a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci) (veja vídeo).
A qualificação do trabalho, que já vem sendo desenvolvido pelo Programa de Governança Local na E.M.E.F. Décio Martins Costa, no bairro Sarandi, tem o objetivo de aprimorar a orientação socioeducativa e ambiental para outras regiões da cidade. O projeto irá contar com a participação das crianças que integram o Saci Colorado. Entre as ações previstas, está a ampliação do número de patrulhas ambientais que ensinam os moradores a não utilizar os arroios como depósito de lixo e a separar adequadamente os resíduos.
Durante o ato de assinatura, o prefeito José Fogaça destacou a iniciativa de parceria que partiu da própria Feci. "Esta é uma ação de governança, um modo de trabalhar e que produz resultados a partir da integração entre governo e sociedade civil", salientou. Fogaça falou também sobre os outros projetos desenvolvidos em parceria com o Sport Clube Internacional para atender crianças carentes.
Pela nova parceria do projeto Arroio é Vida, serão realizadas oficinas de educação ambiental, educação pelo esporte e cidadania, sempre no turno inverso ao da escola. Também serão conduzidos os intitulados "sábados culturais", que tratarão de temas específicos, como protagonismo cultural, ação global, reciclagem, entre outros. Com o ingresso da Feci no projeto, a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, responsável pelo Programa de Governança, espera atingir mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias.
O Arroio é Vida foi iniciado por professores, funcionários e alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Décio Martins Costa, através da implantação das patrulhas ambientais. Nas comemorações da 24ª Semana do Meio Ambiente, 120 alunos ajudaram a na divulgação de informações e instruções sobre como preservar o patrimônio natural da localidade.
Também participaram da cerimônia de assinatura no auditório da Feci, o presidente da Fundação, Jorge Luiz Vieira da Cunha, o segundo vice-presidente do Inter, Mário Sergio Martins, o coordenador do projeto Saci Colorado, Paulo Pimentel, e os secretrários municipais Clênia Maranhão e Clóvis Magalhães. "No bairro Sarandi, a comunidade já está consciente de que a sujeira do arroio pode ocasionar grandes problemas como as enchentes. E são lições como essa que devem ser ampliadas e implementadas em outras regiões da cidade", observou a gerente de governança da região Norte, Maria Amália Martini.
(Prefeiura de Porto Alegre, 24/11/2008)