O Parque Nacional do Iguaçu recebeu ontem (24) o milionésimo visitante deste ano. Foi a assistente social Patrícia Câmara, 32 anos, residente em São Paulo, que veio a Foz do Iguaçu numa excursão promovida por uma agência de turismo. Ao passar a catraca do parque, ela foi recebida por autoridades ligadas ao meio ambiente, entre as quais estava o ministro Carlos Minc. Patrícia faz parte do universos de 13,8 milhões de brasileiros que visitam anualmente os parques brasileiros.
Segundo o ministro, o programa Turismo no Parque, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês de setembro, tem a meta de dobrar o número de visitantes nos próximos quatro anos. “Temos parques muito bonitos, mas a taxa de visitação ainda é muito baixa. Nos Estados Unidos, 192 milhões de pessoas visitam anualmente os parques. Vamos criar programas voltados ao ecoturismo e ajustar o modelo de gestão de nossos parques”.
O Parque Nacional do Iguaçu servirá de modelo para o Instituto Chico Mendes na exploração turística de pelo menos outros 15 parques espalhados pelo país. Nesse modelo, a iniciativa privada disponibiliza a infra-estrutura e ganha direito a explorá-la por períodos que podem chegar a 15 anos.
O ministro disse aos jornalistas que o acompanharam na visita ao parque que o uso racional das águas brasileiras é uma prioridade do atual governo. “E também a questão do saneamento básico, que ainda é um dos gargalos da implementação das diretrizes apontadas pela Lei do Saneamento.”
O percentual de tratamento de esgoto no país é de apenas 30%. De acordo com Minc, os recursos para esta área vão dobrar. “De R$ 8 bilhões por ano , vamos passar a investir R$ 16 bilhões/ano.
(
Agência Brasil, 24/11/2008)