A Expoeco 2009, evento que visa divulgar a produção ecologicamente correta de empresas e organizações públicas do Mercosul e América Latina, iniciou na quarta-feira (19/11) com atividades envolvendo palestras e exposições. Um dos grandes objetivos do encontro é gerar interesse dos visitantes pela sustentabilidade do planeta.
Na Casa de Pedra foi apresentada a palestra "Coleta seletiva como forma de preservar o ambiente", ministrada pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), Mario F. dos Santos Moncks. No auditório da UCS, os presentes puderam conferir a palestra "Arquitetura em Terra", ministrada pelo professor Marcio Rosa Davila.
Além das palestras, as exposições fotográficas foram atrações. A Casa de Pedra recebeu a mostra de painéis sobre consumo sustentável, do Instituto Goethe. No anfiteatro da UCS esteve a exposição de fotografias sobre permacultura - método para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Essa exposição foi realizada pelo professor Gernot Mink, da Universidade de Kassel, Alemanha.
A Expoeco é uma realização da Acic (Associação Comercial e Industrial de Canela), com execução da Projettare Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Canela.
(Jornal de Canela, 21/11/2008)