O arquiteto holandês Jaap Rijnsburger foi recebido, na manhã de sexta-feira (21/11), pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), acompanhado pelo representante do governo holandês Philippe Schulman, chefe do Escritório da Delegação Comercial Holandesa/RS. Jaap é especialista em desenvolvimento urbano e veio ao Estado a convite do Centro de Transporte Sustentável do Brasil. Na Câmara, ele falou sobre o programa Bycicle Partnership, que incentiva o ciclismo inclusivo e o planejamento do transporte nas grandes cidades da Ásia, África e América Latina, entre as quais Porto Alegre.
"A curiosidade me trouxe a Porto Alegre. A cidade está passando por mudanças de paradigmas, e vejo possibilidades de desenvolver aqui esse projeto", garantiu Jaap, que conhece a estrutura da Capital e acredita ser possível a implantação de ciclovias em 490 quilômetros. Ele lembrou que, na Holanda, uma média de 30% do transporte é feito por bicicletas e destacou a importância da conectividade nas ciclovias, para garantir "o conforto e a segurança".
O holandês salientou a necessidade de mudança na cultura da população e sugeriu que as associações de ciclistas se envolvam no processo de construção das ciclovias. "A experiência do usuário pode contribuir para que se invista no lugar certo e com os meios certos", disse.
Mobilidade
O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), considerou o tema da mobilidade urbana "desafiador em Porto Alegre e no mundo inteiro". Melo ressaltou que o Legislativo já realizou uma audiência pública sobre ciclovias na Capital e está avaliando projeto de lei do Executivo que institui em Porto Alegre o Plano Diretor Cicloviário. A proposta já passou por três comissões e está atualmente na Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh). "Temos que tirar do papel e transformar (o projeto) em realidade. A visita de Jaap abriu importantes caminhos para o debate", disse, concordando com Jaap que as mudanças culturais são as mais difíceis. "A cidade tem que avançar", completou.
Também participaram do encontro a especialista em Medicina Desportiva Giselle Xavier, professora da Universidade de Santa Catarina, onde coordena o programa de Extensão e Pesquisa sobre Mobilidade Ativado, e os vereadores Guilherme Barbosa (PT), Elias Vidal (PPS) e Mauro Zacher (PDT). Jaap Rijnsburger também deve ser recebido, nesta tarde, pelo secretário de Mobilidade Urbana Luís Afonso Senna, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
(Por Taidje Gut, Ascom CMPA, 21/11/2008)