Para evitar polêmicas como a da suspensão do show de fogos da virada de 2007/2008 em Capão da Canoa por causa de um ninho de corujas-do-campo, o Comando de Policiamento Ambiental notificou as prefeituras para providenciarem licença com a Fepam para o uso da faixa de praia.
O coordenador do Balcão Ambiental de Licenciamento Unificado do Litoral Norte, Mattos’Alem Roxo, informa que os municípios enviaram os planos. Acredita que todos os eventos deverão ser licenciados, mas avisa: 'Nenhum será autorizado a usar as dunas, que são área de preservação ambiental'.
A decisão faz com que o ninho das corujas continue a salvo. Sinalizado pela Fepam, o local virou ponto turístico de Capão e área de nidificação da espécie, que ocorre entre os meses de setembro e dezembro. Para proteger os filhotes, elas são capazes de tudo. O ninho fica nas dunas próximas ao calçadão da Beira-Mar, o que atrai a atenção dos moradores e turistas. Como as corujas habitam um buraco, é preciso se aproximar para ver os filhotes. No entanto, a dona-de-casa Geni, de 53 anos, foi afastada do local pela coruja macho na última terça-feira. 'Ele voou em minha direção e arranhou a minha cabeça. Ficou ardendo', contou rindo, após a aventura.
O comandante do 3º Pelotão do 1º Batalhão Ambiental, com sede em Xangri-Lá, tenente Juarez Sebastião Nunes, afirma que os policiais estão preparados para atuar em caso de novos ninhos nas dunas. 'Estamos atentos a corujas, tuco-tucos e gaviões na faixa de praia. Somente no verão passado, recolhemos 12 dessas aves de rapina', lembra.
(
Correio do Povo, 23/11/2008)