A Grunewald Indústria de Laticínios deve entrar em operação no primeiro semestre de 2009. A empresa comercializará produtos da marca Milchaus e se dedicará à industrialização de leite orgânico para produzir queijo, iogurte, bebida láctea, achocolatado e doce de leite. O investimento na unidade será de R$ 300 mil e, segundo o proprietário Paulo Grunewald, a Fepam já emitiu a licença de instalação. O beneficiamento diário inicial será de 1,2 mil litros de leite.
Os investimentos nas propriedades para a produção de leite serão por conta dos agricultores. Para garantir o fornecimento de matéria-prima, Grunewald buscou parceria com a Emater e o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), que orientarão agricultores a investirem na produção de leite orgânico.
Conforme o coordenador do Escritório da Emater de Forquetinha, Antônio Maccali, um grupo de dez famílias iniciou o trabalho de adaptação da propriedade para o beneficiamento de leite orgânico. 'A diferença é que não tem produto químico. É uma bebida totalmente natural.' O processo de conversão começa na pastagem e na ração e passa pela industrialização. 'Vamos seguir normas internacionais de produção orgânica', observou. Maccali salientou que espera produtividade por vaca igual ou maior do que no sistema convencional. 'Mas a rentabilidade econômica será bem superior.' O custo de produção deverá ser menor, uma vez que praticamente não serão usados insumos. Os animais receberão a mesma alimentação das outras, porém, livre de ingredientes químicos. Tanto o adubo usado no cultivo das pastagens como os componentes usados na ração deverão ser orgânicos.
Grunewald assegura a compra da produção com preço diferenciado. O leite será vendido no Vale do Taquari, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale dos Sinos.
(Correio do Povo, 23/11/2008)