Operação contra desmatamento ilegal acabou na quarta-feira.
Fiscais percorreram seis cidades do oeste do estado.
Quarenta fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama ) percorreram seis municípios do oeste da Bahia para fiscalizar áreas de desmatamento ilegal. A Operação Veredas terminou na quarta-feira (19).
Em 28 dias, os fiscais lavraram 51 autos de infração, em um total de R$ 24,3 milhões em multas. A principal irregularidade encontrada foi o desmatamento do cerrado sem autorização.
Em uma fazenda, os fiscais tiveram que quebrar o cadeado para ter acesso a uma área de 164 hectares desmatados. O trator usado para derrubar as árvores foi lacrado. Em Riachão das Neves (BA), foi achada uma carvoaria que estava queimando madeiras protegidas por lei.
No oeste baiano, foram encontrados 76 pontos de desmatamento ilegal. “O pessoal vai precisar ter suas licenças ambientais, suas autorizações, suas reservas legais devidamente averbadas para que se possa estudar legalmente a questão do desembargo do uso das áreas”, declarou coordenador da Operação Veredas, Alberto Gonçalves.
Das irregularidades encontradas pelo Ibama, boa parte estava dentro da área do Parque Nacional do Rio Parnaíba, no município de Formosa do Rio Preto.
(Globo Rural, G1, 20/11/2008)