Uma experiência de sucesso, liderada pela VCP no interior do estado de São Paulo, chega a Três Lagoas. Trata-se do Projeto APIS (Apicultura Integrada e Sustentável) desenvolvido em parceria com o Sebrae e a APITL – Associação de Apicultores de Três Lagoas.
A iniciativa faz parte de uma proposta inovadora de fomento florestal desenvolvida por algumas empresas do setor de celulose e papel, e adotada desde 2005 pela VCP. A intenção é proporcionar geração de trabalho e renda para pequenos e médios produtores em áreas de plantio de eucalipto.
A produção apícola em meio a florestas plantadas é um exemplo de ação sustentável, já que viabiliza inclusão social sem danos ao meio ambiente e gera produtos de boa aceitação comercial. Para a comunidade representa a chance real de diversificar e expandir suas atividades, melhorando a sua renda e qualidade de vida.
Em uma experiência similar, a VCP desenvolveu o projeto no município de Capão Bonito (SP), com uma produção anual de 8.850 kg de mel. O trabalho começou com 17 apicultores e atualmente conta com a participação de 56 produtores que estimam uma produção de cerca de 50 mil kg de mel, com 2.248 colméias.
Para a implementação do projeto em Três Lagoas a VCP licenciará 7 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto com idade de dois a cinco anos para a instalação das colméias. Segundo Maria José Brito Zakia, uma das gestoras do projeto na VCP, “a nossa participação nesta parceria vai além da disponibilização do pasto apícola, oferecendo suporte durante todo o projeto, da produção à comercialização dos produtos”.
(Jornal Dia a Dia, adaptado por Celulose Online, 20/11/2008)