O diretor-superintendete da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Gilberto Cunha, representa o governo do Estado nesta quinta-feira (20/11) na volta da utilização do Rio Jacuí como modal de transporte de cargas. O evento “Jacuí abrindo seus portos” marca a retomada do transporte fluvial para o carregamento de arroz na região Central do Estado.
A presença do superintendete da SPH em Cachoeira do Sul foi confirmada pelo deputado Adolfo Brito (PP), que também irá acompanhar o embarque da carga prevista e participar de reunião-almoço na Sociedade Rio Branco.
“Depois de 18 anos sem utilização deste importante e necessário meio de transporte, entramos numa nova etapa, de valorização do potencial hídrico de nossa região”, destaca o parlamentar. Autoridades estaduais, lideranças da região e empresários irão assistir, às 10h15min, a Coriscal e sua parceira Cereais Araguaia carregar 1,1 mil toneladas de arroz em um barco da Navegação Aliança, no terminal da Cesa. Após a visita ao rio acontece a reunião-almoço “Jacuí abrindo seus portos”, promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc).
Durante o evento, o superintendente da SPH irá expor os investimentos previstos em infra-estrutura hidroviária no Estado. Cunha irá representar o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, que por motivo de força maior não poderá se deslocar até Cachoeira do Sul.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 19/11/2008)