Não bastassem os anos de seca prolongada que impossibilitaram a atividade agrícola na Austrália por muito tempo, agora uma nova praga invade o país e ameaça a primeira colheita após anos de improdutividade. Trata-se de uma gigantesca nuvem de gafanhotos que cobre várias regiões do estado de Nova Gales do Sul.
Segundo o governo, o maior foco dos insetos chega a medir seis quilômetros de comprimento e tem cerca de 170 metros de profundidade. Foram registradas nuvens de insetos nas cidades de Wagga, Gundagai e Narrandera.
Considerado uma das piores pragas da agricultura, pois podem causar danos em áreas muito grandes, os gafanhotos se alimentam principalmente de plantas verdes e chegam a comer o equivalente ao próprio peso em um dia. Eles viajam pelo mundo em numerosos grupos em busca de grandes plantações. Aqui na Austrália, agora é época de colheita em muitas regiões, a primeira em vários anos por causa de uma seca prolongada.
Diante da gravidade da situação, o secretário da indústria primária australiano, Ian McDonald, anunciou que nove aviões estão de prontidão para atacar com inseticidas os gafanhotos caso a situação piore. Ele descartou, no entanto, a necessidade de pânico no setor.
(Por Tatiana Feldens, AmbienteJá, 20/11/2008)