Doutor em Ecologia de Paisagem, Rualdo Menegat também manifesta apoio em defesa da Orla do Guaíba. Menegat é professor do Instituto de Geociências da Ufrgs e coordenador do Atlas Ambiental de Porto Alegre. Para ele, o principal elemento paisagístico da cultura da capital gaúcha é o Guaíba. “Desfigurar o cenário paisagístico da margem única do Guaíba é um delito impensável”, afirma, em artigo que pode ser conferido abaixo.
O maior bem cultural e ambiental dos porto-alegrenses
O meio ambiente não é constituído apenas por ar, água, solo, rochas, vegetais e animais. Esses elementos interagem entre si, para constituir um bem maior: a paisagem. Desde a antiguidade, os grupos humanos aprenderam a se estabelecer em determinadas paisagens e o modo como se relacionaram com ela passou a constituir o que chamamos de cultura. Se há uma diversidade de culturas humanas no planeta Terra é por que há uma diversidade de paisagens que as abrigam. Assim, paisagem e cultura são indissociáveis. O principal elemento paisagístico da cultura que poderíamos chamar de porto-alegrense é o lago Guaíba. Nele, os habitantes ameríndios deveriam manter uma relação estreita e dessa cultura retiramos o nome: Guaíba.
Depois, navegando nesse corpo d'água, chegaram aqueles que fundariam um povoado nas suas margens: os açorianos. Hoje, o Guaíba não é apenas nossa única fonte d'água, bem como o elemento paisagístico que constitui a base histórica e ambiental do nosso caráter cultural. Destruir a paisagem desse bem coletivo e constituidor de nossa história é não apenas atentar contra o meio ambiente, mas também contra o melhor de nossa cultura.Desfigurar o cenário paisagístico da margem única do Guaíba é um delito impensável que acabará por desfigurar nosso amálgama cultural e dificultar a gestão ambiental desse corpo d'água, imprescindível para os habitantes de Porto Alegre. Privatizar a paisagem do Guaíba é retirar da cidade seu direito de dispor de seu mais importante bem ambiental e dos laços que a unem a todo o seu passado.
Por Rualdo Menegat*, Ecoagência, 19/11/2008)
*Doutor em Ecologia de Paisagem, coordenador do Atlas Ambiental de Porto Alegre.