O prefeito José Fogaça recebeu hoje, 19, a missão preparatória do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que está em Porto Alegre para tratar da participação no financiamento do projeto Portais da Cidade. A missão é integrada por Felipe Targa, especialista em transporte do BID em Washington, Paulo Carvalho, da representação do banco em Brasília e pelo especialista técnico Andrés Pereyra.
Fogaça destacou como positivo o início desta nova relação com o BID e lembrou que o projeto dos Portais foi a debate público no recente processo eleitoral. "Consideramos que a população legitimou o projeto, que tem características inovadoras, como a possibilidade de utilização da parceria público-privada, o que nos motiva mais ainda para a sua execução", lembrou.
Na Secretaria de Gestão e Acompanhamento Estratégico , os representantes do BID estabeleceram um cronograma de trabalho com o secretário Clóvis Magalhães e o coordenador de Financiamentos Externos, Luiz Noronha. Em dezembro, a prefeitura receberá as conclusões da pesquisa realizada pela consultoria espanhola, contratada pelo banco para aprofundar as questões legais, financeiras e técnicas do projeto. Com base neste trabalho serão produzidos os editais do projeto, para apresentação ao BID na primeira missão oficial, programada para janeiro. "Vamos desenvolver esforços para encurtar os prazos e trabalhar para que os Portais comecem a ser executados no segundo semestre do ano que vem", explicou Magalhães.
Menos poluentes
O projeto Portais da Cidade é um novo sistema de circulação e transporte para a região central, prevendo três grandes portais de integração em espaços próximos ao Centro, para onde convergirão as linhas originárias dos bairros. Os portais serão localizados na Azenha, Cairu e Largo Zumbi/Açorianos e neles será feito o transbordo para um sistema de linha exclusiva, com ônibus articulados, mais rápidos, confortáveis e menos poluentes, unindo os três portais e ainda 18 terminais na região central. Duas grandes obras de infra-estrutura fazem parte do projeto, visando melhorar o acesso e a circulação no Centro: um túnel sob a Avenida Borges de Medeiros na esquina com a Rua dos Andradas e uma nova alça no Viaduto da Conceição, eliminando o cruzamento que ocorre junto à Estação Rodoviária. Informações completas sobre o projeto em www.ppp.portoalegre.rs.gov.br
(Prefeitura de Porto Alegre, 19/11/2008)