A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Agrotóxicos da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai realizar seminário para debater o uso de agrotóxicos nos municípios do Estado. A decisão foi tomada durante reunião ordinária que aconteceu na tarde de segunda-feira (18), no Plenário “Dirceu Cardoso”.
O seminário vai ocorrer na Ales e deve reunir no parlamento estadual engenheiros agrônomos, produtores rurais e empresas que importam e comercializam agrotóxicos no Espírito Santo. O evento será no dia 9 de dezembro, às 10 horas, no Plenário “Dirceu Cardoso”. A CPI vai convidar o engenheiro agrônomo Levi Rocha para ser o palestrante.
Durante a reunião desta terça-feira, a CPI recebeu a visita da engenheira agrônoma Renata Costa Chaves Estefani, técnica do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A engenheira, que está auxiliando os trabalhos da CPI, apresentou aos parlamentares relatório parcial de suas atividades.
Todas as ações da CPI dos Agrotóxicos têm o objetivo de apurar possíveis irregularidades com danos à vida humana e ao meio ambiente em face do uso de produtos agrotóxicos comercializados por empresas privadas instaladas no Estado do Espírito Santo.
A CPI é presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), tem como vice-presidente Wanildo Sarnáglia (PTdoB), e como membros os deputados Atayde Armani (D25), Dary Pagung (PRP), Vandinho Leite (PR) e Robson Vaillant (D25).
(Por Dayana Dias
, AL-ES, 18/11/2008)