O presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado Sérgio Ricardo (PR), recebeu na tarde dessa terça-feira (18/11), representantes da comunidade de Mata Cavalo. Durante o encontro, eles pediram apoio ao Legislativo para resolver o impasse sobre a documentação da área de 14 mil hectares, junto ao Incra e Intermat.
Ao todo, seis comunidades vivem em Mata Cavalo e a Associação dos Pequenos Produtores Ventura Capim Verde espera que o apoio do parlamentar coloque um fim a situação que já dura mais de trinta anos. “Estamos cansados de aguardar e nada ser resolvido, pois chegamos num patamar que os quilombolas não agüentam mais”, afirmou o presidente do conselho deliberativo da Associação, Josias Ribeiro.
Após ouvir a comissão de Mata Cavalo, Sérgio Ricardo agendou uma reunião com os presidentes do Intermat, Afonso Dalberto e com o do Incra, João Bosco. “Vamos solicitar informações da área para saber como se encontra a documentação. A Assembléia Legislativa vai cobrar providências dos dois órgãos”, explicou Sérgio Ricardo.
De acordo com o deputado, Mato Grosso apresenta problemas fundiários a serem resolvidos e a situação de Mata Cavalo também é um caso que preocupa o governo. “Eles (quilombolas) não têm documento e garantia da terra, isso precisa acabar”, disse Sérgio Ricardo.
(Por José Luís Laranja, Secretaria de Comunicação AL-MT, 18/11/2008)