A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira (18/11) requerimento do senador Jefferson Praia (PDT-AM) para a realização de uma diligência pública no município de Iranduba (AM) sobre a questão da utilização ilegal de madeira por olarias da região na fabricação de artigos de cerâmica.
Na justificação da proposta, Jefferson Praia argumenta que o setor, responsável por seis mil empregos diretos e indiretos, está diante de um impasse criado pela proibição expressa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de utilização da madeira nos fornos das olarias.
O senador pelo Amazonas quer contribuir para a construção de um canal político de discussão eficaz do conflito entre todos os interesses envolvidos. Para isso, sugere o convite a representantes do Ibama, da Associação das Indústrias de Olaria e da Construção Civil do Estado do Amazonas, da Petrobras e das prefeituras de Manaus e Iranduba, entre outros.
(Por Laura Fonseca, Agência Senado, 18/11/2008)