Lâmpadas fluorescentes usadas, que estavam estocadas em compartimentos adequados desde 2003 na Veracel Celulose, começaram a receberam novo destino no início do mês de novembro. A Veracel contratou a Ivomax Serviços Ambientais, de Salvador, para realizar a descontaminação das lâmpadas.
Segundo o especialista em meio ambiente da Veracel, Tarciso Matos, as lâmpadas fluorescentes, quando armazenadas ou descartadas de maneira inadequada, representam um alto risco de contaminação para o meio ambiente. Elas possuem vapor de mercúrio, uma substância tóxica.
A empresa contratada para a descontaminação realiza o trabalho no local onde as 10 mil lâmpadas estavam estocadas, o que elimina o risco de contaminação ambiental durante o transporte. Com um equipamento apropriado, as lâmpadas são trituradas, e é feita a separação do vidro, do alumínio e do mercúrio.
O vidro e o alumínio serão encaminhados para indústrias produtoras de cimento. O mercúrio será eliminado pelo método da adsorção (adesão de moléculas de um fluido a uma superfície sólida) no carvão ativado. “Dessa forma, o resíduo deixa de ser perigoso”, reforça Matos. Depois dessa etapa, o carvão ativado será encaminhado a indústrias de produtos petroquímicos, para reciclagem do mercúrio, pela própria Ivomax.
A destinação adequada de lâmpadas fluorescentes usadas é mais uma iniciativa da Veracel, que demonstra seu compromisso com o meio ambiente.
A Veracel é um empreendimento integrado de produção de celulose, que inclui desde a formação da floresta até o escoamento da produção final, pelo Terminal Marítimo de Belmonte (BA). Sob o controle de dois acionistas – Aracruz Celulose S.A. (Brasil) e Stora Enso (conglomerado sueco-finlandês) –, iniciou suas operações industriais em maio de 2005. Sua fábrica está instalada entre os municípios de Eunápolis e Belmonte, no extremo sul da Bahia. Considerada uma das mais modernas do mundo, tem capacidade nominal de produção de 900 mil toneladas por ano.
A empresa tem áreas em dez municípios baianos para as atividades florestais: Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Em 2006, primeiro ano completo de operação industrial, a Veracel alcançou uma produção total de 976,3 mil toneladas de celulose. Em 2007, a produção total alcançou 1,05 milhão de toneladas de celulose.
(
Celulose Online, 18/11/2008)