As audiências com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília, serão realizadas até o final deste mês. A informação foi transmitida pela governadora Yeda Crusius na tarde desta quarta-feira (18/11) ao deputado Frederico Antunes (PP), durante audiência no Palácio Piratini.
Além deles participarão o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, e o secretário de Infra-Estrutura e Logística do Estado, Daniel Andrade. O objetivo dos encontros é assegurar a manutenção da usina térmica da AES no município que desde maio paralisou as atividades em conseqüência da suspensão do fornecimento de gás por parte do governo argentino.
Na quinta-feira (20/11), a partir das 18h30min, o deputado Frederico Antunes manterá audiência com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na sede da instituição, no Rio de Janeiro para tratar do mesmo assunto. O banco é detentor de 49,9% da usina que não opera desde a metade do ano, embora o contra com a Argentina esteja em vigor. Deverá participar ainda do encontro o diretor de Operações, Wagner Bittencourt.
Para Frederico, "é fundamental garantir a manutenção do complexo energético, sob pena de perdas econômicas e sociais para Uruguaiana e para toda a região da Fronteira Oeste".
O parlamentar conversou sobre o impasse inclusive com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o próprio ministro Edison Lobão. "Infelizmente o Governo Federal tem se mostrado insensível, preferindo manter relações de cordialidade com o país vizinho, ao invés de tentar uma solução para evitar prejuízos à comunidade", concluiu Frederico Antunes.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 18/11/2008)