Ildomar Costa passou 17 dos 18 anos de sua vida na Casa do Menor, uma das entidades filantrópicas que abrigam crianças carentes em Rio Grande.
Hoje, o jovem é um dos mais aplicados alunos do primeiro curso básico profissionalizante de Construção Naval desenvolvido na cidade. As aulas são dirigidas a adolescentes originários de famílias de baixa renda, e se desenvolvem no Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar).
– Estou batalhando para, daqui a alguns anos, construir os meus próprios cascos. Mas tem que seguir até o fim – diz Costa, confiante.
Participam do curso outros 14 jovens, de ambos os sexos, selecionados em Rio Grande e São José do Norte. Eles passam por estudos teóricos sobre desenvolvimento humano e outros assuntos. A parte prática acontece à beira da Lagoa dos Patos, no estaleiro do CCMar.
Conforme o coordenador pedagógico Pedro Amaral, o grupo está fascinado pela proposta de construir um barco artesanal (foto) até o final das atividades, em março.
– Para alguns, é o desejo de ver tomando forma o projeto de engenharia de um modelo de embarcação que eles costumam ver no dia-a-dia – afirma.
(ZH, 19/11/2008)