Em época de desova, cena pode ser vista com freqüência em diversos locais de Porto Alegre
O morador de Porto Alegre que decidir realizar uma caminhada na beira do Guaíba pode deparar com uma visitante ilustre. Em época de desova, algumas tartarugas utilizam a terra densa e quente, que se mistura à grama localizada próxima da beira do rio, para depositar seus ovos.
De acordo com Soraya Ribeiro, coordenadora do Programa de Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), a cena é comum na região e em outras áreas de Porto Alegre.
— Estamos em época de desova. Além da beira do Guaíba, é comum ver as tartarugas depositando ovos nos parques da cidade — explica.
Soraya explica que a secretaria mantém um programa, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que monitora a vida das tartarugas de Porto Alegre. Os animais que vivem no Parque Moinhos de Vento serão os primeiros a serem monitorados.
Atualmente, as tartarugas das espécies Tigre D'agua, Americana e Cágado de Barbicha são facilmente encontradas em Porto Alegre, mas outras animais de outros gêneros também podem ser vistos.
(ZH, 17/11/2008)