Coleta seletiva como forma de preservar o ambiente é o tema da palestra que o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Fernando dos Santos Moncks, fará amanhã, 19, às 14h, na Casa de Pedra em Canela (Rua Baden Powel, 15, Centro). A atividade integra o 1º Canela Cine-ambiental (Cinambi), mostra de filmes sobre preservação ambiental e consumo sustentável organizada em parceria pela Associação Industrial e Comercial daquele município, Píer Blue Produtora e Projettare Produções.
Com 18 anos de existência, a coleta seletiva de resíduos recicláveis de Porto Alegre se destaca nacionalmente por aliar a preocupação ambiental com questões sociais. Diariamente, 60 toneladas de recicláveis são recolhidas pelo DMLU e encaminhadas as 15 unidades de triagem que mantêm convênio com esse órgão público.
Nas unidades, cerca de 800 pessoas fazem a separação dos diversos tipos de resíduos (papel, plástico, metal, papelão, isopor, embalagem longa vida) e os vendem para recicladores. O dinheiro dessa comercialização é fonte de renda para os associados das unidades de triagem, que recebem um salário mínimo mensal. Com o serviço de coleta seletiva do DMLU, os resíduos que iriam parar em aterro sanitário passam a ser reciclados, e centenas de famílias obtêm um meio de sustento.
(Prefeitura de Porto Alegre, 18/11/2008)