A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza hoje, 18, e amanhã, a etapa regional e a Mostra Porto Alegre da III Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). Com o tema Mudanças ambientais globais, o evento conta com parceria do Greenpeace, da Coordenaria Regional de Educação, da Secretaria de Educação do Estado e do Coletivo Jovem de Meio Ambiente.
A promoção é do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Educação. No Gasômetro, o encontro reunirá delegados e suplentes eleitos em cerca de 50 escolas de Ensino Fundamental e Médio da capital gaúcha.
A primeira etapa da conferência, desenvolvida ao longo do ano nas instituições de ensino, envolveu as comunidades escolares, que desenvolveram projetos e definiram responsabilidade de ações baseadas em um dos quatro subtemas - água, terra, ar e fogo -, abordando a questão das mudanças ambientais globais no processo educacional.
Na etapa regional, os delegados apresentarão os projetos desenvolvidos e as responsabilidades assumidas por suas comunidades. Por fim, organizados em dois grupos, construirão cartazes coletivos, ilustrando a síntese do encontro focado no consumismo e na conseqüente geração de lixo. A terceira e última etapa da conferência ocorre em Brasília, em abril de 2009, com a presença de 27 delegados de escolas de todo Rio Grande do Sul.
Segundo a assessora pedagógica da Smed, Teresinha Sá, a proposta da Conferência de Meio Ambiente nas escolas possibilitou um debate sobre os aspectos socioambientais relevantes em cada região. "Através deste movimento, professores, alunos e comunidade elegeram juntos um compromisso ambiental possível de realização local. Os alunos, que são os grandes protagonistas do processo, representarão as escolas, como delegados, na etapa regional, na qual irão defender o compromisso de cada comunidade", explica.
(Prefeitura de Porto Alegre, 18/11/2008)