O Banrisul lança, nesta terça-feira (18), às 10h30min, no Salão Nobre da instituição, em Porto Alegre, o projeto Coletor de Pilhas Reciclar. A iniciativa abrange a coleta de pilhas e baterias em agências ou postos bancários em 15 pontos da Capital. A ação, coordenada pelo Banrisul, tem a parceria do Ministério Público Estadual, do Poder Judiciário, da Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
Durante a primeira fase de implantação, a comunidade poderá entregar as pilhas e baterias nas agências do Banrisul Bonfim, Borges de Medeiros, Central, Centro Administrativo, Coliseu, Cristo Redentor, Parcão, Poder Judiciário-Foro Central, Restinga e Wenceslau Escobar, além dos postos bancários do Ministério Público, Palácio da Justiça, Tribunal de Justiça, Procuradoria do Ministério Público e Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul (Banricoop). O objetivo da escolha dos locais é ter pontos estratégicos para atender ao maior número de pessoas em diversas regiões da cidade.
De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o Coletor de Pilhas Reciclar já nasce integrado com a parceria de instituições que possuem uma trajetória na área de responsabilidade social, como o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, ECT e Smam. "A tendência é de que, após os ajustes necessários, possamos expandir o projeto para o interior do Estado", observou o dirigente. Segundo Lemos, através do Programa Reciclar, o Banrisul tem trabalhado, há mais de sete anos, em projetos voltados à sustentabilidade. "Ao longo de sua história, o programa já reciclou 3.017 toneladas de papel, o que representa 43 mil árvores poupadas", assinalou.
O modelo do Coletor de Pilhas é cartonado e está adaptado a todo um regramento ambiental. O recolhimento das pilhas e armazenamento para o destino final serão feitos pela ECT. O coletor e o processo de logística estão licenciados pela Smam e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
(Governo do Estado, 17/11/2008)