Os elefantes e outros animais do parque de Kasan, uma das reservas naturais mais importantes da África, em Botsuana, estão ameaçados pelo descarregamento de lixo humano em seu habitat. Essa região é famosa por concentrar a maior população de paquidermes do planeta, com 120 mil exemplares.
"Mais de 150 animais morreram depois de comer desse lixo", disse Thunya Sedododma, um dos funcionários do parque, o segundo maior de Botsuana. Os ecologistas encontram plástico nos excrementos dos animais, principalmente dos elefantes.
Apesar das denúncias, as autoridades locais decidiram instalar um segundo lixão na mesma zona.
"Vamos construir um segundo depósito de lixo no mesmo lugar para limitar a utilização dos terrenos para esse fim", declarou o secretário do conselho municipal, Isau Mbanga.
As autoridades alegam que tomarão medidas para que o novo lixão não cause os mesmos efeitos nocivos à fauna local. Segundo eles, os animais da reserva serão mantidos afastados desse segundo depósito, que será cercado até ter máquinas para compactar o lixo, resolvendo assim os problemas de espaço e poluição.
(Folha Online, AmbienteBrasil, 18/11/2008)